Soluções a seco da Placo constroem prédio de alto padrão

A Placa Glasroc X foi um dos materiais utilizados na obra da LLUM Batel, que ganhou certificação LEED

A sustentabilidade era um dos pilares do Residencial LLUM Batel. Foto: Divulgação/Construtora Laguna

A sustentabilidade era um dos pilares do Residencial LLUM Batel. Foto: Divulgação/Construtora Laguna

Localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), o Residencial LLUM Batel é um edifício de alto padrão concebido pela Construtora Laguna. Possui 20 pavimentos e 15 unidades, distribuídas da seguinte forma:

  • 10 residências suspensas de 385 m²
  • 1 residência suspensa (duplex) de 616 m²
  • 3 residências suspensas (duplex) de 504 m²
  • 1 cobertura (duplex) de 541 m²

O prédio é equipado com piscinas, bicicletário, salão de festas, solário, espaço PET, entre outras instalações. Mas o grande diferencial do empreendimento é a sustentabilidade. Afinal, sua construção teve como premissas a economia de energia e a redução de água, aliadas ao conforto térmico e acústico.

“Precisávamos executar um dos melhores edifícios de alto padrão de Curitiba com produtos sustentáveis, unindo qualidade e desempenho térmico e acústico”, comenta Rafael Borges, diretor da Brasgips Conceito — líder em construção a seco no país e uma das empresas responsáveis pela obra.

Desafio: unir sustentabilidade e luxo

Um dos grandes desafios da obra foi unir o alto padrão arquitetônico do edifício com soluções sustentáveis.

Para isso, surgiu a ideia de usar materiais para construção a seco, que utilizam menos água, geram menos poluentes ao meio ambiente e, ainda, possibilitam diferentes acabamentos e layouts.

Sala de estar com sofá, mesa de centro, parede espelhada e televisãoOs produtos da Placo contribuíram para a flexibilidade e o conforto térmico e acústico da obra (Foto: Divulgação/Construtora Laguna)


Soluções encontradas

Dessa maneira, foram especificados os produtos da Placo — empresa do grupo Saint-Gobain — que possui amplo know-how em materiais de construção a seco (para todas as áreas internas de um edifício).

“Escolhemos utilizar os produtos da Placo pela qualidade e apoio técnico prestado”, ressalta Borges.

Os produtos aplicados foram os seguintes:

  • Glasroc X — Placa de gesso produzida com aditivos especiais e revestida em ambas as faces com véu de vidro e composto polimérico. Possui alta resistência contra intempéries. Indicada para ambientes internos ou externos.
  • Placa Performa — Ideal para ambientes internos que necessitam de conforto acústico e resistência a impactos. Reduz os ruídos em até 50% (+3dB) e é 50% mais resistente a impactos. Além disso, suporta até 50 kg, o que possibilita a instalação de quadros e outros objetos (resultados obtidos em comparação com a placa ST).
  • Placa RU — Composta por núcleo de gesso e aditivos que reduzem a absorção de água. É ideal para ambientes internos com umidade intermitente, pois tem resistência a respingos, escorrimento de água e vapor, além de baixa absorção (< 5%).
  • Placa ST — Usada em ambientes internos e áreas secas, é fácil de manusear e possui alto desempenho acústico.

Além de resistência, flexibilidade e conforto térmico e acústico, os produtos da Placo contribuíram para aumentar a sustentabilidade do Residencial LLUM Batel. Em conjunto com outras soluções (esquadrias de alta performance, painéis fotovoltaicos etc.), garantiram ao edifício:

  • Gastos com energia 15% menores do que o necessário para a certificação LEED;
  • Consumo de água 20% menor do que o padrão da certificação LEED.

Edifício premiado

Com esses resultados, o empreendimento, entregue em 2019, recebeu a pré-certificação LEED Gold no ano seguinte, sendo o primeiro residencial brasileiro a ganhar essa certificação.

Já em 2021, o complexo recebeu o prêmio LEED Homes Awards, que diz respeito às residências que priorizam a sustentabilidade para impactar positivamente a população e o meio ambiente.

Porém, esses não foram os únicos prêmios recebidos pelo prédio. A obra também recebeu o Troféu de Obras Placo, na categoria residencial, em 2023. A premiação reconhece os melhores instaladores do sistema de construção a seco.

Ficha técnica

Local: Curitiba (PR)

Conclusão da obra: 2019

Projeto: Residencial LLUM Batel

Fornecedor: Placo

Produtos: Glasroc X | Placa Performa | Placa RU | Placa ST

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Placa Glasroc X

Download de catálogo

Cantoneira 1430

Download de catálogo

Cantoneira CR2

Download de catálogo

Montante (M48, M70, M90)

Estudos de Casos

Informativos Técnicos