Parque aquático indoor inova com placas de gesso de alta tecnologia no forro

Com capacidade para suportar altas temperaturas e umidade, as placas de gesso Glasroc X foram utilizadas no Parque de Águas Termais Acquamotion

Uma fonte de água doce abastece o Parque de Águas Termais Acquamotion (Foto: Divulgação/Marilucy)

Uma fonte de água doce abastece o Parque de Águas Termais Acquamotion (Foto: Divulgação/Marilucy)

O Parque de Águas Termais Acquamotion, localizado em Gramado (RS), na Serra Gaúcha, é o primeiro parque aquático indoor da América do Sul.

Com 49 mil m², o parque tem sete piscinas (entre elas, piscinas de ondas, de borda infinita, com jatos massageadores e bar). Além disso, conta com dois toboáguas e outras atrações.

O local é dividido em quatro áreas que representam as estações do ano, com atrações temáticas que mudam conforme os meses.

Você sabia?

Com obras iniciadas em 2020 e finalizadas em 2021, o Parque de Águas Termais Acquamotion é abastecido por uma fonte de água doce em altas temperaturas – situada a mais de 800 metros de profundidade.

Desafios de um parque aquático indoor

Área da piscina interna do Parque de Águas Termais Aquamotion em obra, com elementos de construção. No teto, está o forro com a placa Glasroc X sem o revestimentoUm dos grandes desafios do projeto era achar um material para o forro, com capacidade para suportar a umidade constante e se adaptar aos formatos curvos e inclinados (Foto: Divulgação/Marilucy Rodrigues)


A Masterwall foi a responsável pela instalação dos sistemas construtivos a seco. Marilucy Rodrigues, diretora de engenharia, comenta que era necessário criar uma tematização 360° no parque seguindo as quatro estações do ano, inclusive no teto das piscinas internas, que deveria reproduzir o visual do céu aberto.

O grande desafio era achar um material que possibilitasse essa personalização em ambientes de muito contato com vapor e calor, com capacidade para suportar a umidade e se adaptar ao formato do forro, em planos curvos e inclinados.

Solução com a placa de gesso Glasroc X

“Apenas um produto do mercado teria as características necessárias para suportar as condições de exposição permanente à umidade, ao calor, ao vapor e a outros agentes agressores, como o cloro presente na água das piscinas”, diz Rodrigues.

A solução que a profissional cita é a Glasroc X, da Placo (Grupo Saint-Gobain). Trata-se de uma placa de gesso de alto desempenho, que pode ser usada em ambientes internos expostos à umidade constante.

Diferentemente de outras placas de gesso do mercado, a Glasroc X pode suportar até 80°C, e possui alta resistência à umidade, aos raios UV e a outras intempéries. Por tudo isso, o produto se tornou a solução ideal para o Parque de Águas Termais Acquamotion.

Além dessas características, Glasroc X se adaptou aos desníveis do grande forro do parque e possibilitou detalhes estéticos de alta complexidade para criar o visual do céu aberto.

Para realizar o tratamento das juntas das chapas Glasroc X foram utilizados os seguintes produtos:

  • Fita Hydro Tape – utilizada para tratamento de juntas da placa Glasroc X. A fita possui fibra de vidro, que é resistente ao mofo;
  • Placo PR Hydro – massa em pó com baixa absorção de água e secagem rápida. Usada no tratamento de juntas do sistema construtivo.
Área da piscina do Parque de Águas Termais Aquamotion semipronta, ainda esvaziada. No teto, o forro com a placa Glasroc X já pintada com a imagem do céu abertoO parque tinha a necessidade de uma tematização 360°, incluindo o teto (Foto: Divulgação/Marilucy Rodrigues)


Outras soluções da Placo Saint-Gobain

Rodrigues comenta que as áreas administrativas, de serviço e de apoio do parque receberam várias soluções da Placo:

  • Sistema de Suspensão MS perfil que liga a estrutura (montante) e o tirante do forro STUD;
  • Sistema Tipo F530 – com acabamento uniforme e liso. Suspenso por tirantes e perfil F530, tem aparência monolítica;
  • Gyprex (Ecophon) –  forro removível com alto conforto termoacústico e fácil manutenção;
  • Placa Standard versátil, flexível e de alto desempenho acústico;
  • Placa Resistente a Umidade (RU) - para instalação em ambientes úmidos;
  • Placa RF resistente ao fogo.
Área da piscina do Parque de Águas Termais Aquamotion semipronta, ainda esvaziada. No teto, o forro com a placa Glasroc X já pintada com a imagem do céu abertoAlém da placa Glasroc X, o parque aquático utilizou outros produtos da Placo (Foto: Divulgação/Marilucy Rodrigues)


Os produtos da Placo garantiram alta durabilidade, segurança, desempenho termoacústico e fácil manutenção a diversas áreas do parque indoor.

Apoio técnico

A Placo não forneceu apenas os produtos, mas também um apoio técnico fundamental para o andamento da obra.

“Antes de iniciar a execução, nós, da Masterwall, tivemos várias reuniões com o departamento técnico da Placo. Nesses encontros discutimos a fundo os detalhes do projeto e definimos em conjunto uma série de diretrizes para garantir o máximo de performance da solução”, comenta Marilucy.

Além das reuniões na pré-execução do projeto, a Placo fez o acompanhamento técnico durante toda a obra, com engenheiros especializados e relatórios técnicos.

Obra vencedora do prêmio TOP e International Gypsum Trophy

Apresentadores e vencedores do prêmio Gypsum Trophy sorrindo em um palco, com a imagem do Parque Aquamotion projetada atrásO Parque de Águas Termais Acquamotion ganhou a 4° edição do Prêmio TOP da Placo (Foto: Divulgação/ Saint-Gobain)


A obra do Parque Acquamotion garantiu o Troféu de Obras Placo – prêmio que reconhece os melhores instaladores do sistema de construção a seco.

O empreendimento ganhou a 4ª edição do prêmio na categoria "Forros". Além disso, ficou em 2º lugar na premiação mundial da Saint-Gobain, Gypsum Trophy, na mesma categoria.

O prêmio foi uma surpresa para Rodrigues e sua equipe, afinal, a obra estava concorrendo com construções de países da Europa e da América do Norte que têm como cultural o uso de drywall , com sistemas e o próprio mercado adaptados para isso. Já o Brasil, ainda está se adaptando ao uso do sistema, porém isso não impactou na escolha do vencedor.

"Essa premiação realmente não foi esperada. Recebemos o anúncio com grande surpresa. Afinal, não é tão simples nossos projetos disputarem com obras tão sofisticadas quanto aquelas dos países da Europa, América do Norte e Oriente Médio", finaliza Marilucy.

Veja também: antigo estaleiro vira parque aquático na Alemanha

FICHA DA OBRA

Local: Gramado (RS)

Prazo: Início: 2020 | Término: 2021

Projeto: Parque de Águas Termais Acquamotion

Fornecedor: Placo

Produtos: Glasroc X | Fita Hydro Tape | Placo PR Hydro | Sistema de Suspensão MS | Sistema Tipo F530 | Gyprex (Ecophon)| Placa Standard

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Montante (M48, M70, M90)

Download de catálogo

Perfil F530

Download de catálogo

Rodapé de Impermeabilização

Download de catálogo

Guia (G48, G70, G90)

Estudos de Casos

Informativos Técnicos