Placas de gesso da Placo viabilizam obra em quatro meses

A edificação residencial de 310 m² tem estrutura em Light Steel Framing (LSF) e foi construída na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo

Obra residencial drywall
O edifício recebeu diferentes produtos da Placo (Foto: Divulgação/Placo)

Uma obra residencial, realizada em Indaiatuba, interior de São Paulo, comprovou as diversas vantagens que a construção a seco proporciona para esse tipo de projeto. Composta por duas casas independentes — cada uma delas em um pavimento —, a edificação tem estrutura em Light Steel Framing (LSF). Ambas as moradias possuem sala, cozinha, banheiro, escritório e duas suítes, ambientes distribuídos em 155 m² (totalizando 310 m² de área construída).

Os trabalhos no canteiro começaram em junho de 2021, com a etapa de fundação. Exatamente um mês depois, teve início a montagem dos painéis. Toda a parte externa do edifício foi concluída em setembro e as atividades internas acabaram em outubro. A correta organização das atividades, além da logística planejada previamente para que a obra avançasse tranquilamente, tiveram papel importante na velocidade de execução do projeto.

DESAFIO

A construção foi “capitaneada” pelo influenciador digital Renato Santana, responsável pelo canal STEEL NAVEIA. Ele conta que um dos maiores desafios da obra envolvia o terreno, que fica muito próximo das casas no entorno, em um bairro residencial. “Um vizinho ficou bastante satisfeito quando descobriu que seria empregado o sistema Light Steel Framing (LSF), já que existe uma piscina bem na divisa do muro”, explica.

Outra demanda era entregar as unidades habitacionais de maneira rápida, mas sem que a qualidade da construção fosse comprometida. Além disso, como havia a necessidade de transportar as peças entre os pavimentos, os produtos utilizados não podiam ser pesados.

Obra residencial drywall
A obra é bem próxima das construções vizinhas (Foto: Divulgação/Placo)

SOLUÇÃO

As soluções fornecidas pela Placo, empresa do Grupo Saint-Gobain, foram fundamentais para o sucesso do projeto. “Desde que chegaram ao canteiro, os materiais garantiram inúmeras vantagens”, destaca Santana, informando que, na fachada, foi instalada a placa de gesso Glasroc X.

O produto aperfeiçoou a produtividade da equipe envolvida na obra, já que os profissionais podiam levá-lo manualmente para o andar superior e sem o auxílio de ajudantes. O trabalho também ficou mais simples devido à facilidade nos recortes, que podem ser feitos com estilete, e pela característica da peça de não esquentar, mesmo exposta ao sol.

“Como algumas atividades eram realizadas em altura, com esforço físico para lidar com as placas de gesso, ter uma peça leve ajudou muito a instalação”, afirma Santana. A aplicação da Glasroc X não gerou poeira ou resíduos, o que evitou possíveis reclamações dos vizinhos.

Obra residencial drywall
A aplicação da Glasroc X não gerou poeira ou resíduos (Foto: Divulgação/Placo)

A obra residencial recebeu, ainda, a placa Performa nos locais que necessitarão de reforço, como nos pontos onde serão instalados os painéis de televisão. A solução é ideal para essas situações, pois suporta a fixação de cargas de até 50 kg por ponto direto na peça, além de melhorar muito o conforto acústico do ambiente. Já nos forros foi instalada a placa LEV.

“O Grupo Saint-Gobain forneceu um sistema completo, que garante a qualidade do projeto. Ter uma empresa desse porte investindo na construção a seco é bastante importante”, comenta Santana, destacando que os produtos permitiram que as etapas do projeto fossem concluídas antes do prazo estipulado. “Conseguimos terminar em 27 dias algumas fases que tinham o prazo inicial de 45 dias. A execução da fachada precisou de apenas 13 dias”, finaliza.

Conheça um pouco mais sobre o projeto no vídeo abaixo:

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

A placa Glasroc X destaca-se pela possibilidade de uso em ambientes externos e sujeitos a intempéries. É produzida com aditivos especiais que a protegem (quando exposta à umidade e aos raios UV) e que garantem ótima estabilidade dimensional e resistência mecânica. Conta, ainda, com revestimento de véu vidro e composto polimérico (aplicados em ambas as faces). Tem compatibilidade com os principais sistemas construtivos leves, como o Light Steel Framing (LSF).

Indicada para áreas internas e secas, a placa Performa é composta por uma chapa de gesso de alta densidade. O produto é fabricado industrialmente em um processo de laminação contínua com uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão. Suas principais características são a elevada resistência a impactos e a capacidade de suportar grandes cargas (por isso, dispensam a necessidade de reforço em certas situações).

Com peso reduzido, mas sem abrir mão da rigidez, a placa LEV é usada em forros de ambientes internos e secos. O produto é 15% mais leve do que a placa standard (ST) — característica que proporciona economia de até 20% no transporte até o canteiro. Já na obra, por conta de sua ergonomia, facilita o manuseio e a instalação, além de gerar menos resíduos.

Obra residencial drywall
A placa Performa foi usada nos pontos onde serão instalados os painéis de televisão (Foto: Divulgação/Placo)
Descrição da Obra

Local: Indaiatuba (SP)
Data: De junho a outubro de 2021
Execução: STEEL NAVEIA
Fornecedor: Placo
Produtos: Placas Glasroc X, Performa e LEV

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Montante (M48, M70, M90)

Download de catálogo

Perfil F530

Download de catálogo

Rodapé de Impermeabilização

Download de catálogo

Guia (G48, G70, G90)

Estudos de Casos

Informativos Técnicos