Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Argamassa acrílica evita ruídos de impacto e transmissão sonora

Argamassa Antirruído, da quartzolit, não exerce sobrecarga nas estruturas da construção e auxilia no atendimento à norma de desempenho ABNT NBR 15.575

Argamassa Antirruído
A Argamassa Antirruído cria uma membrana contínua com cerca de 2,5 mm de espessura (Foto: Divulgação/quartzolit)

Problema comum em edificações verticais, os ruídos de impacto são aqueles causados pelo caminhar com salto alto no andar de cima, por exemplo. Para evitar que esses barulhos cheguem às unidades vizinhas, a quartzolit desenvolveu a Antirruído — argamassa acrílica enriquecida com borracha triturada. Aplicada sobre a laje ou o contrapiso, cria uma membrana contínua com cerca de 2,5 mm de espessura (para um consumo de 2,5 kg/m²).

A Argamassa Antirruído recebe por cima uma camada de argamassa colante do tipo ACIII (5 kg/m² a 8 kg/m²), que tem a função de garantir a proteção mecânica. Como o sistema é de baixo peso e espessura, não exerce sobrecarga nas estruturas nem influência nas cotas.

A solução também auxilia no atendimento à norma de desempenho ABNT NBR 15.575-3, nos requisitos de atenuação dos ruídos de impacto em seu nível mínimo, como mostra o quadro:

Tabela Antirruído

DESEMPENHO

A argamassa acrílica com borracha triturada foi aplicada em um empreendimento localizado em São Paulo, que tem dormitórios de 8 m², fechamentos com blocos de concreto e laje maciça de concreto com espessura de 10 cm. Antes de o produto ser utilizado, a medição acústica da laje indicava 82 dB (Ln,r,0,w) — nível acima do mínimo estabelecido pela norma.

Após o uso da Argamassa Antirruído, a medição apontou 74 dB (Ln,r,w) e um ∆Lw de 8 dB. Com esses números, o ambiente passou a atender aos requisitos da ABNT NBR 15.575-3 em seu nível mínimo.

APLICAÇÃO

O trabalho começa na limpeza do ambiente, com a remoção de materiais soltos e demais resíduos. Na sequência, é realizada uma demão de primer base (200 g/m²) com rolo de lã de carneiro ou trincha. A aplicação da Antirruído acontece com desempenadeira dentada de 6 mm, usada para espalhar a mistura na superfície. Já a face lisa da ferramenta permite que a argamassa seja alisada. Para tratar os rodapés é indicada uma desempenadeira metálica lisa.

Passadas 24 horas do procedimento com a solução Antirruído, a argamassa ACIII pode ser aplicada efetuando a proteção mecânica da argamassa antirruído e preparando o local para receber posteriormente o revestimento final.

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Argamassa Cimentcola Interna Quartzolit

Download de catálogo

Argamassa Pastilhas Interiores...

Download de catálogo

Argamassa Pastilhas Exteriores...

Download de catálogo

Argamassa Pastilhas Quartzolit

Estudos de Casos

Informativos Técnicos