Injeções de PU são ideais para tratar fissuras no concreto

Quando combinadas, as injeções de poliuretano – PU Espuma e PU Gel – criam um selamento efetivo e que elimina completamente a ocorrência de vazamentos

Injeções de PU
Os produtos podem ser usados em túneis, reservatórios, estações de tratamento etc. (Foto: Eduard Andras/Getty Images)

Conforme o tempo passa, é comum a necessidade de reparos nas estruturas de concreto para manter a segurança da edificação ou de obras de infraestrutura. Para esse tipo de trabalho, a quartzolit oferece uma linha completa de soluções técnicas de alta performance, que conta com produtos como as injeções de poliuretano – PU Espuma e PU Gel.

INJEÇÃO PU ESPUMA

Empregada no tratamento de fissuras com vazamento de água, a Injeção PU Espuma é um produto bicomponente, isento de solventes e de baixa viscosidade. Reage imediatamente ao entrar em contato com a água (expandindo e formando uma espuma no interior da fissura, que atua como barreira física e tampona provisoriamente o fluxo de água). Além disso, quando utilizada em conjunto com a Injeção PU Gel, cria um selamento efetivo, que elimina completamente a ocorrência de vazamentos.

A solução pode ser utilizada em fissuras com abertura entre 0,2 mm e 5 mm (dependendo do fluxo de água). No entanto, antes da aplicação, devem ser analisadas as características da patologia (tipo, dimensões, origem, grau de movimentação e condições de acesso) e verificada a viabilidade de uso do produto.

Além do tratamento temporário de fissuras (para posterior selamento com Injeção PU Gel), o produto é indicado para o preenchimento de falhas com grandes dimensões, pois reduz o consumo de resinas mais nobres e torna o sistema econômico. Também trata fissuras de reservatórios, canais e tanques de concreto armado ou protendido; e fissuras com infiltrações em túneis, reservatórios industriais e estações de tratamento de água e esgoto.

INJEÇÃO PU GEL

A Injeção PU Gel é utilizada no tratamento de fissuras em estruturas de concreto. Trata-se de um produto de baixa viscosidade, bicomponente e livre de solventes. Quando aplicado, cria uma resina flexível, impermeável e mecanicamente resistente. Tem ótima aderência à alvenaria e ao concreto. Após o uso, permite que pequenas movimentações aconteçam sem perda de aderência.

Entre as vantagens do produto estão: a possibilidade de penetração em fissuras de pequena abertura; a excelente adesão a substratos úmidos; e a resistência mecânica capaz de suportar grandes pressões hidráulicas.

A solução promove o preenchimento de fissuras que não sejam estruturalmente importantes do ponto de vista do suporte e da transferência de cargas (sem função estrutural). Pode ser empregada em fissuras com abertura entre 0,2 mm e 10 mm, dependendo dos requisitos de desempenho. Antes do uso, devem ser analisadas as características da patologia e verificada a viabilidade de aproveitamento do material.

As resinas que compõem o sistema de injeção devem ser aplicadas por mão de obra especializada e com acessórios e equipamentos específicos.

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Fixtudo Transparente Quartzolit

Download de catálogo

Cola Branca Extra Quartzolit

Download de catálogo

Espuma Expansiva Quartzolit

Download de catálogo

Espuma Expansiva Quartzolit

Estudos de Casos

Informativos Técnicos