A qualidade da argamassa influencia diretamente na durabilidade da obra. O sistema de revestimento é composto pela base, argamassa colante, peça de acabamento e rejunte. Caso alguma dessas camadas não esteja adequada — por má qualidade dos produtos ou execução equivocada — será necessário refazer todo o sistema, aumentando os gastos com materiais e mão de obra.
Por isso, utilizar argamassas em conformidade com o desempenho mínimo estipulado pelas normas técnicas é fundamental para não colocar a obra em risco, protegendo de fissuras, corrosão (mecânica e química) e manchas. Além disso, os produtos devem manter o revestimento colado por toda a vida útil do imóvel. Se a argamassa não desempenhar conforme o indicado pelas normas técnicas, eleva-se o risco de que os descolamentos aconteçam em pouco tempo.
Para que esses problemas não ocorram, a Quartzolit — fabricante líder mundial na produção de argamassas industrializadas — possui um rigoroso acompanhamento da sua produção para garantir a todas as exigências do setor.
A empresa é participante do Programa Setorial de Qualidade das Argamassas Colantes (PSQ) — criado por meio do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e que avalia fabricantes de produtos dos tipos ACI e ACII.
A Quartzolit tem em seu portfólio soluções que atendem ao nível de desempenho indicado pelas normas, inclusive com adaptações nos casos das argamassas de usos específicos.
O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é uma ferramenta governamental que possui três sistemas de avaliação de qualidade e produtividade nas habitações de interesse social.
Um dos principais sistemas de avaliação do programa é o SiMaC, que fiscaliza os produtos (normas de fabricação, importação e distribuição) por meio dos Programas Setoriais de Qualidade (PSQs), que dá uma nota de qualidade para o produto seguindo as normas da ABNT.
A Quartzolit é a primeira empresa a oferecer 10 anos de garantia nas argamassas. Isso só foi possível por conta dos investimentos em processos tecnológicos e em Pesquisa & Desenvolvimento.