Revestimento mineral tem norma técnica a ser cumprida

Os produtos monocapa e minerale, da quartzolit, atendem às diretrizes estabelecidas pela ABNT NBR 16.648, norma técnica que está em vigor desde 2018

minerale quartzolit
A norma garante a qualidade de acabamentos como o da fachada do hotel Sheraton (PE), que recebeu o revestimento minerale quartzolit (Foto: Divulgação/quartzolit)

Desde 2018, está em vigor a ABNT NBR 16.648 – Argamassas inorgânicas decorativas para revestimento de edificações – Requisitos e métodos de ensaios. A norma especifica requisitos, critérios e métodos de ensaio para caracterização e avaliação do desempenho (em laboratório) das argamassas técnicas decorativas — produto industrializado de base cimentícia pigmentada, produzido de acordo com rígidos padrões tecnológicos fabris.

Todas as diretrizes da nova norma são atendidas pelos produtos monocapa quartzolit e minerale quartzolit, revestimentos decorativos de base mineral indicados para fachadas. Antes da NBR, a quartzolit já comprovava o desempenho da monocapa por meio da emissão do DATEC, documento exclusivo da empresa que deixou de ser utilizado após a norma técnica brasileira entrar em vigor.

ENSAIOS LABORATORIAIS

Os materiais da quartzolit são avaliados tecnicamente pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Nesses procedimentos, em que devem ser atendidas as diretrizes e os critérios da ABNT NBR 16.648, os revestimentos decorativos de base mineral da empresa se provaram ideais para paredes internas e externas. Também foi aferido que a monocapa quartzolit é capaz de cumprir a função de regularização da base, contribuindo com a estanqueidade e com o excelente acabamento decorativo.

Orientada pelo Código de Defesa do Consumidor e pela norma de desempenho ABNT NBR 15.575 – Edificações Habitacionais, a quartzolit oferece aos produtos garantia de cinco anos e assegura Vida Útil de Projeto (VUP) de 20 anos para os sistemas de revestimento mineral, que apresentam elevada resistência e durabilidade (maior do que as soluções convencionais como os revestimentos acrílicos ou as tintas).

No entanto, para que esses períodos sejam válidos, devem ser seguidos todos os procedimentos e orientações de projeto. E mais: a aplicação e a manutenção da argamassa devem ocorrer conforme especificações e instruções dos documentos técnicos.

monocapa quartzolit e minerale quartzolit
Os produtos atendem aos requisitos da norma ABNT NBR 16.648 (Foto: Divulgação/quartzolit)

MINERALE QUARTZOLIT

Composta por cimento branco, agregados selecionados e aditivos, a argamassa mineral bicamada minerale quartzolit está disponível em 32 cores e seis tipos de acabamento. Aplicada como uma camada fina sobre o reboco ou o emboço, possibilita a execução de diferentes acabamentos no revestimento da fachada. Pode ser utilizada, também, em paredes internas. Atua como um revestimento lavável de alta durabilidade, que dispensa a pintura na recuperação e garante o baixo custo de manutenção no pós-ocupação.

MONOCAPA QUARTZOLIT

A monocapa quartzolit é uma argamassa mineral decorativa monocamada, disponível em 32 cores e três tipos de acabamento. É ideal para obras em alvenaria estrutural e pode ser aplicada diretamente sobre o bloco, eliminando a necessidade de etapas anteriores, como o chapisco e o reboco.

MANUTENÇÃO

Os produtos são laváveis e de fácil manutenção. Para manter a qualidade, recomenda-se a lavagem e a hidrofugação em períodos bianuais (dependendo das condições de exposição da região onde está localizado o empreendimento que recebeu o revestimento).

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Cimentcola Premium Bicomponente...

Download de catálogo

Rejunte Porcelanatos e Cerâmicas...

Download de catálogo

Rejunte Piscinas Quartzolit

Download de catálogo

Rejunte Cerâmicas Quartzolit

Estudos de Casos

Informativos Técnicos