• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

ABRAFAC

ABRAFAC - Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace

ABRAFAC

Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:(11) 3382-1377

Setor de Facility Management responde às exigências da crise

Entrevista com Irimar Palombo, presidente da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace (Abrafac)

Entrevista com Irimar Palombo, presidente da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace (Abrafac)

Como em toda crise, alguns sucumbem enquanto outros prosperam. Para o mercado de FM, não é diferente. O setor da limpeza ganhou destaque e intensidade, assim como a manutenção predial

Foto: Divulgação Abrafac

Redação AECweb / e-Construmarket

Profissionais e empresas do setor de Facility Management, Property e Workplace ganharam protagonismo desde que a pandemia se instalou no país. A área foi reconhecida pelo mercado como estratégico, liderando mudanças e promovendo ambiente de trabalho saudável, passando, inclusive, a participar dos comitês de crise das empresas clientes. Em entrevista ao Portal AECweb, Irimar Palombo, presidente da Abrafac para a gestão 2021/2023, conta que os segmentos que mais cresceram na crise foram os de limpeza e de manutenção predial.

AECweb - Qual a sua avaliação do momento atual do setor em meio à segunda onda da pandemia? 
Irimar Palombo  -  É um momento delicado, que demanda muita empatia e flexibilidade de todos nós e a disposição de trilhar novos caminhos. Como áreas de Facility Management (FM), Property e Workplace ganharam destaque do anuncie de 2020 e o reconhecimento como áreas estratégicas, que lideram as mudanças e promovem um ambiente de trabalho saudável, seja dentro do escritório ou fora dele. Para tanto, os gestores utilizaram estoques de criatividade e compaixão para trazer mudanças, uma rede muito entre profissionais e empresas, que se diferenciam e organizam a novas oportunidades. 

AECweb - Como a Abrafac está lidando com esse cenário? 
Palombo - Nossa associação também aceitou o desafio de seguir essas mudanças constantes do cenário e se há um lugar seguro para os profissionais discutirem caminhos e ações que impactam todo o mercado, a rotina das empresas e a continuidade dos negócios. Esse foi e continua sendo o maior desafio da Abrafac. Como sócia-fundadora e com 20 anos de experiência na área, vejo este como um momento em que a associação tem a oportunidade de fazer a diferença, apoiando nossos profissionais, empresas e o mercado em geral a descobrir oportunidades e ir além. 

AECweb - Quais os maiores desafios a serem enfrentados, de imediato, pela entidade? 
Palombo - A Abrafac é uma associação referência para profissionais, empresas e agentes relacionados a este mercado que buscam informação, desenvolvimento e reconhecimento na atividade. Essa é a nossa força, mas, também, nosso maior desafio, ser referência todos os dias, nesse cenário que muda com rapidez. 

AECweb - As empresas de Facility Management cresceram na crise sanitária? 
Palombo - Essa E UMA excelente pergunta e a RESPOSTA Não è simples. Como em toda crise, alguns sucumbem enquanto outros prosperam. Para o mercado de FM, não é diferente. O setor da limpeza ganhou destaque e intensidade, assim como a manutenção predial. Ambos cresceram nos mercados de galpão logístico, empresas de tecnologia, agronegócio e mercados relacionados à área de saúde (hospitais, clínicas etc). Porém, redução do mercado prestador de serviços para centros comerciais. 

Como uma ferramenta de gestão de facilities transforma a operação de shoppings

AECweb - Explique por que os profissionais de FM ganham protagonismo nos empreendimentos. 
Palombo - Os gestores de FM deram sua contribuição em manter o negócio operando quando proporcionaram ambiente de trabalho saudável e empático, se divulgação em meio a novas e constantes informações e, muitas vezes até contraditórias. Passando a sensação de controle e direcionamento em meio ao caos, ganharam uma confiança dos decisores e foram participar de comitês de crise. E aqueles que aceitam a incerteza, a tecnologia como aliada e o acolhimento às equipes, têm destaque ainda maior. 

Existem muitos legados que a pandemia de Covid-19 deixará para o setor de FM. Entre eles, destacaria a maior atenção que os profissionais devem ter com as atividades de higiene, limpeza e qualidade do ar interior

8 benefícios de utilizar um software para gestão de facilities

AECweb - Esse nível de exigência alterou o perfil dos profissionais?
Palombo  -  O profissional da área de FM, Property e Workplace sempre foi demandado a ter perfil multifuncional, com visão sistêmica e proatividade. A pandemia evidenciou o profissionalismo desses gestores no gerenciamento de risco, gestão da disponibilidade, automação, gestão de pessoas e gestão da manutenção.

AECweb - Os hospitais continuam sendo o segmento com maior demanda dos serviços de FM?
Palombo  -  No mundo todo o segmento hospitalar é muito forte neste mercado. Foram os primeiros no mundo a perceberem a importância de integração das áreas em uma operação com protocolos bem definidos que demandam precisão na execução. Mas, acredito que todos os segmentos tiveram grande desenvolvimento do FM durante a pandemia.

AECweb - Os protocolos sanitários adotados serão incorporados ao cotidiano depois que a pandemia passar?
Palombo  -  Com certeza, novos protocolos se incorporarão ao nosso cotidiano.

AECweb - Qual o legado que a Covid-19 deixa para o setor?
Palombo  -  Existem muitos legados que a pandemia de Covid-19 deixará para o setor de FM. Entre eles, destacaria a maior atenção que os profissionais devem ter com as atividades de higiene, limpeza e qualidade do ar interior. As doenças transmissíveis num ambiente de trabalho, pela concentração de pessoas e pelo número de horas que passam juntas, continuarão existindo mesmo após a Covid-19 e as conquistas realizadas agora não devem se perder. Os novos protocolos precisam continuar sendo aprimorados e incorporados nessa nova rotina, quando pudermos voltar com segurança aos ambientes de trabalho. Com isso, ganha força a necessidade de educação formal e disseminação do conhecimento, bandeiras históricas da Abrafac e que serão ainda mais fortes. O associativismo é o caminho para o desenvolvimento profissional em FM no Brasil.

Leia também:

Como montar um plano de manutenção de facilities?

Quer conhecer um software especialista em gestão de facilities? Clique aqui!

Colaboração técnica

Irimar Palombo – É Engenheira Civil formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Administração Financeira na Fundação Getúlio Vargas (FGV). É head de Infraestrutura e FM no SESC-SP, com mais de 20 anos de experiência na área. Conquistou os Prêmios ABRAFAC Melhores do Ano por sete vezes, com diferentes temas da área. É presidente da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace (Abrafac) – Gestão 2021-2023.

Notícias

    Complete seu cadastro